Destravando câmbio automático sem alavanca

Desbloqueio quando o carro está sem energia exige diferentes procedimentos dependendo do modelo.

Como se destrava o câmbio automático de um Land Rover Evoque sem carga na bateria? Oswaldo Pedroso, Rio de Janeiro (RJ)
Usando uma trava mecânica próxima ao motor. A grande maioria dos câmbios automáticos possui um mecanismo que não deixa a alavanca sair do P com o motor desligado, então as fabricantes incluem um sistema, geralmente chamado de Shift Lock, que destrava o comando para permitir que o carro seja movimentado.
Só que atualmente muitas transmissões são comandadas eletronicamente — incluindo as que mantiveram as alavancas. Isso fez com que o sistema de travas mudasse e pode variar de carro para carro.
No caso do Land Rover Evoque, o câmbio é destravado puxando um cabo de aço dentro do cofre do motor, próximo da transmissão.

Complicação variável

Tirar um carro sem energia da posição Parking é um desafio que muda conforme o carro. Antigamente era comum que esse recurso estivesse escondido sob a coifa do motor, mas o processo tem se dificultado conforme os modelos evoluem.
No novo Ford GT, por exemplo, é preciso colocar uma espécie de chave de boca especial dentro do cofre do motor, para alcançar e movimentar um mecanismo acoplado na transmissão.
Mais comum é a adoção de pequenas cordas que devem ser puxadas para destravar o câmbio. O mesmo recurso é usado em modelos com freio de estacionamento elétrico, que normalmente requer energia para ser solto.

Raras exceções, normalmente envolvendo câmbios automatizados de uma embreagem, não possuem solução. Nestes casos, se o veículo ficar sem energia, não haverá como colocar a transmissão em neutro até que o sistema seja eletrificado novamente.


fonte: quatrorodas.abril.com.br/auto-servico